Desempenho do Aluno de Ciências Contábeis na Modalidade à Distância na Disciplina Contabilidade de Custos I

Autores

  • Marilia Nascimento UFES
  • Emanuel Junqueira UFES
  • Simone Luiza Fiório UFES

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o perfil dos alunos à distância e comparar o seu desempenho na disciplina Contabilidade de Custos com o dos alunos do curso presencial de Ciências Contábeis de uma Universidade Federal localizada na Região Sudeste do Brasil. Para atender a esse propósito, realizou-se uma pesquisa empírico-analítica com 274 alunos que estudam em ambas as modalidades. Os resultados indicam que o estudante à distância possui como principais características: i) 88,9% trabalham e 33,3% representam a principal fonte de renda da família ou contribuem para o seu sustento; ii) 59,1% possuem mais de 25 anos; iii) 68,7% declararam que a realização do curso tem por objetivo à realização pessoal e iv) a maioria (58,6%) dedica menos de 10 horas por semana para estudos complementares. Para testar o desempenho comparado dos alunos, realizou-se o teste t-Sudent para duas amostras independentes e os resultados indicam que para o período da pesquisa, houve diferença significativa no desempenho dos alunos, sob a ótica do professor, para as duas modalidades, ou seja, as médias finais foram significativamente diferentes para as duas modalidades.

Downloads

Como Citar

Nascimento, M., Junqueira, E., & Fiório, S. L. Desempenho do Aluno de Ciências Contábeis na Modalidade à Distância na Disciplina Contabilidade de Custos I. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/361

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos