Contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular para a aprendizagem: percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis

Autores

  • Leila Chaves Cunha FURB
  • Mara Vogt FURB
  • Vania Tanira Biavatti FURB

Palavras-chave:

Ciências Contábeis

Resumo

O estudo busca identificar a percepção dos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis sobre a contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular na aprendizagem. Diante disso, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento e com abordagem quantitativa dos dados. O procedimento de coleta de dados foi por meio de questionário com perguntas fechadas em escala de Likert, elaborado de forma distintas para os alunos que desenvolvem TCC e que realizam Estágio Curricular. A população deste estudo é composta por alunos que já concluíram o TCC ou estágio do curso de Ciências Contábeis das cinco IES situadas na Mesorregião do Vale do Itajaí/SC, pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), e a amostra foi de 53 respondentes que desenvolveram o TCC e 18 que realizaram o Estágio Curricular. Os resultados deste estudo evidenciam que, na percepção dos alunos, tanto aqueles que desenvolveram TCC, quanto para os que realizaram Estágio Curricular, a maior contribuição foi o conhecimento técnico obtido. Além disso, destacam-se outras contribuições, como entrar em contato com diferentes ambientes informativos e aprimorar os conhecimentos sobre os aspectos científicos. Verificou-se ainda que na percepção dos alunos, o TCC contribui mais para aspectos relacionados às habilidades de leitura e escrita e o Estágio Curricular contribui com a interculturalidade. Para os alunos, tanto a realização do Estágio Curricular, quanto o desenvolvimento do TCC, pouco contribuiu para promover o contato com fontes de língua estrangeira.

Downloads

Como Citar

Cunha, L. C., Vogt, M., & Biavatti, V. T. Contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular para a aprendizagem: percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3634

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos