Desempenho discente nos Enades 2009 e 2012 do curso de Ciências Contábeis do Nordeste Brasileiro: uma análise comparativa entre o ensino à distância e o ensino presencial
Palavras-chave:
Desempenho EstudantilResumo
Este estudo objetivou avaliar o nível de desempenho discente dos Cursos de Ciências Contábeis no Nordeste brasileiro, traçando uma comparação dos resultados obtidos pelos cursos na modalidade à distância e presencial nos Enades de 2009 e 2012. Buscou-se também evidenciar as relações existentes entre a modalidade de ensino, o tipo de IES e a presença de disciplinas específicas e o desempenho discente no Enade. Foram analisados 208 cursos, cadastrados no sítio do Ministério da Educação e que participaram dos respectivos certames obtendo nota diferente de zero. Os resultados demonstraram que houve uma redução significativa no desempenho discente das IES públicas entre os anos de 2009 e 2012 em relação às IES privadas. Os cursos na modalidade EAD promovidos pelas IES privadas obtiveram melhor desempenho que os cursos promovidos pela maioria da IES na modalidade presencial. De um modo global, apesar da redução de suas médias, o EAD obteve destaque significativo no desempenho discente, estando seus resultados superiores ao ensino presencial promovido pelas IES privadas na maioria dos estados. A modalidade de ensino comprovou ser uma variável significativa para o desempenho discente no Enade, não existindo, porém relação de significância para o tipo de IES. Disciplinas como Contabilidade de Custos, Planejamento e Contabilidade Tributária, Controladoria e Finanças Empresariais apresentaram influência no resultado do Enade em ambos os períodos analisados.Downloads
Como Citar
BATISTA, A. B., CRUZ, N. V. S., Andrade, C. M., & Bruni, A. L. Desempenho discente nos Enades 2009 e 2012 do curso de Ciências Contábeis do Nordeste Brasileiro: uma análise comparativa entre o ensino à distância e o ensino presencial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3636
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos