O Que me ensina a ensinar? Um estudo sobre fatores explicativos das Práticas Pedagógicas No Ensino De Contabilidade
Palavras-chave:
ConstataçõesResumo
Este estudo buscou identificar as práticas pedagógicas implementadas no cotidiano dos professores do curso de Ciências Contábeis do estado da Bahia, bem como a associação destas às variáveis: capacitação pedagógica, tipo de instituição de ensino; modalidade de ensino; experiência pedagógica; conteúdo programático; quantidade de alunos e estado de conclusão de curso. Analisados 172 professores, por meio da aplicação de questionário e com teste Mann-Whitney e analise de frequência. Não foi possível constatar a associação das variáveis estabelecidas e as práticas pedagógicas adotadas por meio da utilização de uma variável proxy de práticas pedagógicas (mais passivas ou mais ativas), com exceção da associação significativa entre modalidade de ensino presencial e uso de práticas pedagógicas ativas pelos docentes. Sendo aceita apenas a hipótese Hc pela da análise das constatações. Ao observar as práticas pedagógicas adotas: forma de planejamento das disciplinas, a maneira como são conduzidas as aulas, os recursos utilizados e os critérios para avaliação de desempenho dos alunos, verificou-se a existência de elementos que caracterizem as práticas pedagógicas ativas para condução das aulas, no entanto, em relação planejamento da disciplina e os recursos utilizados foram encontradas características de um ensino passivo, o professor é quem apresenta as regras a serem seguidas durante o curso, sem a participação dos alunos. Os respondentes assumem adotar práticas pedagógicas ativas, mas na fase inicial de planejamento pedagógico atuam de forma passiva. Existe uma limitação em relação ao respondente, que possivelmente não deseja caracterizar suas aulas em uma abordagem passiva, apresentando manifestação como ativos.Downloads
Como Citar
da Silva, U. B., Bruni, A. L., & Baqueiro, A. G. M. O Que me ensina a ensinar? Um estudo sobre fatores explicativos das Práticas Pedagógicas No Ensino De Contabilidade. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3642
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos