Perfil do Docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua Qualificação Acadêmica, Pedagógica e Profissional

Autores

  • Ana Néles Chaves Perazo FURG
  • Débora Gomes Machado FURB
  • Ana Paula Capuano da Cruz FEA/USP
  • Alexandre Costa Quintana FURG

Palavras-chave:

pedagógica e profissional

Resumo

A qualificação docente tem sido investigada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. No presente estudo objetivou-se identificar o perfil, em termos de qualificação acadêmica, pedagógica e profissional, dos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Sul; a Universidade Federal do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria. Quanto à abordagem do problema o estudo classifica-se como quantitativo, quanto aos objetivos, exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 54 currículos lattes de docentes que ministravam aulas no curso de Ciências Contábeis das três Universidades. Os resultados revelaram que: em relação à qualificação acadêmica, a maioria dos docentes das três instituições possuía conhecimentos necessários à docência de acordo com a bibliografia consultada; quanto à formação pedagógica observou-se um reduzido número de docentes que haviam realizado algum curso complementar da área pedagógica ao longo da carreira e quanto à formação profissional pelo menos metade dos docentes das três instituições havia atuado no mercado de trabalho em alguma área contábil por pelo menos dois anos. De forma geral, os achados desta pesquisa sinalizam que ainda é preciso investir em qualificações acessórias, sobretudo nos âmbitos acadêmico e pedagógico.

Downloads

Como Citar

Perazo, A. N. C., Machado, D. G., da Cruz, A. P. C., & Quintana, A. C. Perfil do Docente de Ciências Contábeis: Perspectiva de sua Qualificação Acadêmica, Pedagógica e Profissional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3643

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos