Reprovação na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?

Autores

  • Iasmini Magnes Turci Borges UEM
  • Aline Santos UEM
  • Katia Abbas UEM
  • Kelly Cristina Mucio Marques UEM
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin UEM

Palavras-chave:

Contabilidade de Custos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis motivos do alto índice de reprovação na disciplina de Contabilidade de Custos oferecida aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, o qual representa média de reprovação de 42% em relação ao período de 2008 a 2013. Utilizou-se como técnica de coleta de dados questionários com questões abertas e fechadas. A estratégia de pesquisa para a tabulação e análise dos dados obtidos nas questões abertas o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O percentual referente aos alunos que reprovaram por nota e os alunos que reprovaram por falta, foram respectivamente, 16% e 27%. Para uma tentativa de análise parcial sobre os alunos reprovados por nota, utilizou-se da variável ansiedade, que apresentou um percentual de percepção por parte dos alunos de aproximadamente 60% da amostra, a partir da abordagem da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. E, para a análise parcial sobre os alunos reprovados por falta, utilizou-se da variável falta de dedicação e desinteresse, que apresentou um percentual de percepção por parte dos alunos de 47% da amostra, com sua fundamentação na Teoria da Procrastinação. Mais pesquisas são necessárias para dar sustentação, contradizer, refinar ou expandir nossos achados.

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Como Citar

Borges, I. M. T., Santos, A., Abbas, K., Marques, K. C. M., & Tonin, J. M. da F. Reprovação na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3645

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos