Modelos de custeio na percepção de professores de Custos das IES de Santa Catarina
Palavras-chave:
Percepção dos docentesResumo
A pesquisa é desenvolvida na forma de um survey, em que é levantada a percepção a respeito de modelos de custeio, por meio de um questionário. O objetivo da pesquisa consiste em caracterizar os modelos de custeio na percepção dos professores de Contabilidade de Custos dos cursos de Ciências Contábeis do estado de Santa Catarina. Os resultados apontam que as maiores dificuldades no ensino da disciplina são: falta de hábito de leitura dos alunos e falta de embasamento dos alunos em disciplinas básicas. Os temas mais relevantes para a disciplina, na percepção dos professores são: custos para avaliação, controle e tomada de decisão e informações contábeis para a tomada de decisão. O tema modelos de custeio ficou em quarto nesta classificação. Os principais usuários das informações geradas pela Contabilidade de Custos são os gestores. O conceito para modelo de custeio considerado mais relevante por 48% dos respondentes é: Os modelos de custeio buscam atender às necessidades dos tomadores de decisão, ao fornecer os dados adequados ao objetivo a que se destinam (MORGAN; ROSA, 2006). O Custeio variável é o mais importante na opinião de cerca de 70% dos respondentes, seguido pelo Custeio por absorção e ABC, UEP e, por último, o RKW. Aproximadamente 76% dos respondentes afirmam que o desempenho de uma organização é influenciado pelo modelo de custeio utilizado. Em relação ao custeio por absorção e a noção de que é o único aceito pela legislação, 52% dos professores afirmam que é o único aceito.Downloads
Como Citar
de Souza, F. R., Borgert, A., & Cunha, L. C. Modelos de custeio na percepção de professores de Custos das IES de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/366
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos