Sistema de Custeio e Formação do Preço de Venda: Estudo de Caso no Ramo de Marmoraria
Palavras-chave:
Preço de VendaResumo
O estudo realizou a implantação de um sistema de custeio e formação do preço de venda, no setor de marmoraria, em uma empresa situada no noroeste do estado do Rio Grande do sul, como forma de facilitar e agilizar o processo de venda e servir de referência para a tomada de decisão, tendo como base os custos totais, os preços da concorrência e o valor do produto percebido pelo cliente, o sistema foi desenvolvido por meio da utilização de três modelos de pedidos, foi realizado um conjunto de tabelas combinadas no Excel, formando um sistema de orçamento de preço, interligado com um sistema de custos, formando assim um sistema fácil, seguro e rápido de orçamento, levando em conta os custos, o preço da concorrência e a perspectiva do cliente, além de gerar informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão. A pesquisa foi classificada como aplicada, descritiva e qualitativa, com a utilização da observação direta e entrevista para a coleta de dados. Após a apuração dos custos, da formação do preço de venda orientativo e da realização do sistema de tabelas combinadas, a empresa considerou pertinente a implantação do mesmo, facilitando e agilizando o retorno do orçamento para o cliente, assim como a fácil obtenção de dados gerenciais, dos indicadores da composição do custo no custeio por absorção e variável, além da linha de preços, margens e resultados.Downloads
Como Citar
Rohenkohl, L. B., Vieira, E. P., & Filipin, R. Sistema de Custeio e Formação do Preço de Venda: Estudo de Caso no Ramo de Marmoraria. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3722
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões