Estratégia de preço de venda sob a perspectiva da teoria dos jogos
Palavras-chave:
Controle gerencialResumo
O presente estudo teve por objetivo verificar a estratégia de preço de venda sob a perspectiva da teoria dos jogos. A metodologia utilizada foi descritivo exploratório, quantitativo e estudo de caso. A empresa analisada pertence ao segmento de combustíveis automotivos, do Vale do Itajaí, do estado de Santa Catarina. Os dados analisados compreenderam o período de julho de 2013 a junho de 2014. Para a análise dos dados, inicialmente aplicou-se sistemas de custeio aos gastos da organização, segregando-os aos produtos. Em seguida, considerando-se a margem de lucro desejada pelos administradores, foram elaborados preços de venda, com o intuito de auxiliar na escolha de preço, também competitiva no mercado. Para isto, utilizou-se da estratégia pura da teoria dos jogos, com a formação de cenários, em que o Jogador “A” foram os preços formados e o Jogador “B”, os preços de quatro principais empresas concorrentes. Desta forma, os resultados apresentaram como melhores opções de preço de venda, de acordo com a estratégia racional da teoria dos jogos o valor de R$ 2,879 para a gasolina comum, R$ 3,086 para a gasolina aditivada, R$ 2,506 para o etanol e R$ 2,487 para o diesel. O sistema de custeio que se apresentou em todas as opções de preço de venda, escolhidos pela estratégia pura, foi o custeio variável. Forneceu-se no estudo metodologia alternativa, racional e de fácil operacionalização, quanto à estratégia de formação de preço de venda e tomada de decisão, contribuindo com a literatura sobre sistema de controle gerencial e teoria dos jogos.Downloads
Como Citar
Leite, M., da Silva, A., Hein, N., & Piazza, J. A. Estratégia de preço de venda sob a perspectiva da teoria dos jogos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3734
Edição
Seção
Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos