Análise dos ativos intangíveis como determinantes de valor no agronegócio.
Palavras-chave:
AgronegócioResumo
Este trabalho concentrou-se em estudar e analisar como pequenos produtores conseguem competir com grandes grupos nacionais e internacionais, agregando valor ao negócio. Dentre os vários direcionadores que podem contribuir para esta competitividade temos os ativos intangíveis e, em especial, o instrumento das indicações geográficas, que têm possibilitado a estes pequenos produtores, de forma cooperada, se posicionar estrategicamente com diferenciação, conseguindo melhores preços, aumentando seus lucros e agregando valor aos produtos e negócio. Assim as indicações geográficas podem possibilitar aos pequenos produtores que se organizem em associações a fim de pleitearem o registro de seus produtos com um signo de indicação geográfica. Os principais temas discutidos abordam questões envolvendo a gestão baseada em valor, os principais direcionadores de valor, os ativos intangíveis, a propriedade intelectual, as indicações geográficas e suas estratégias de posicionamento estratégico. Na pesquisa empírica foi analisado quatorze indicações geográficas existentes no Brasil registradas no INPI até o ano de 2012, concentrando-se em 04 destas, caracterizadas como amostra da pesquisa. Trata-se um estudo indutivo, configurando-se como qualitativo e quantitativo realizado por meio do estudo de caso múltiplo. Os resultados apontaram que nos espaços com existência de indicações geográficas, pequenos produtores conseguem aumentar sua competitividade demonstrando que a utilização de ativos intangíveis são determinantes na agregação de valor no agronegócio.Downloads
Como Citar
Pesente, R., & da Rocha, J. S. Análise dos ativos intangíveis como determinantes de valor no agronegócio. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3742
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor