Evidenciação dos custos dos produtos vendidos entre franqueados e franqueadores: caso de uma franquia de fast-foods
Palavras-chave:
Ponto de equilíbrioResumo
Esse trabalho foi realizado junto a uma franquia de fast-foods localizada no Estado de Minas Gerais. A franquia em questão faz parte de uma marca internacional, sendo aqui tratada como Alfa Foods. O objetivo foi averiguar se o custo dos produtos vendidos previstos pela franqueadora, em um momento anterior ao início da operação, é compatível com o custo dos produtos vendidos de fato realizados pelo franqueado, já em operação. Esse trabalho trata-se de um estudo de caso exploratório e descritivo, com análise documental de dados secundários, fornecidos pelo franqueado. Foi constatado que a franqueadora caracteriza que o custo dos produtos vendidos é formado unicamente pelo custo das matérias-primas gastas na produção. Verificou-se ainda que o custo realmente praticado pelo franqueado é notadamente superior ao que fora inicialmente previsto pela franqueadora. Estabeleceu-se, ainda, a maneira como isso afeta diretamente o ponto de equilíbrio do franqueado da marca aqui analisada.Downloads
Como Citar
Lacerda, R. A. A., & Lima, N. C. Evidenciação dos custos dos produtos vendidos entre franqueados e franqueadores: caso de uma franquia de fast-foods. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3753
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor