Gestão de custos e formação de preço: um estudo das práticas adotadas pelos empreendimentos econômicos solidários
Palavras-chave:
Preço justoResumo
O estudo objetivou analisar quais as práticas, de gestão de custos e preço de venda, adotadas pelos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) de Mossoró/RN, para a formação do preço justo de seus produtos e serviços. Para tanto, se utilizou de um estudo do tipo multicaso, que se pauta na realização de entrevistas semiestruturadas e na análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas junto aos indivíduos que atuam no controle e na marcação do preço de venda dos artigos produzidos pelos EES. A apreciação das entrevistas foi pautada na análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti (versão 5.0), o que permitiu a codificação e categorização dos diálogos. Considerando os achados do estudo, constatou-se que o surgimento das entidades pesquisadas requereu o suporte financeiro e social de alguns parceiros e instituidores. A constituição dos empreendimentos se justifica pela necessidade de desenvolvimento social e comunitário, mediante a adoção de ações educativas e a busca por novas alternativas para a geração de renda. No que diz respeito ao processo produtivo, verificou-se que há dificuldades com as atividades de gerenciamento, principalmente com relação aos controles. Quanto às práticas de gestão de custos para formação do preço justo de venda, observou-se que a Acrevi não adota nenhum procedimento, ao passo que a Coopermups e o GMUPA consideram a gestão da mão de obra direta e indireta, da matéria-prima e materiais indiretos, mostrando como ponto fraco a determinação do preço justo.Downloads
Como Citar
do Nascimento, R. N. O., Rêgo, T. de F., & Dias, T. F. Gestão de custos e formação de preço: um estudo das práticas adotadas pelos empreendimentos econômicos solidários. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3757
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor