Comparativo entre o custeio por absorção, custeio variável e o custeio abc em uma escola estadual

Autores

  • Bruna Do Nascimento Gonçalves UFPB
  • Vera Lúcia Cruz UFPB
  • Rayssa Silva de Morais UFPB
  • Jéssica Maria da Silva Meireles UFPB
  • Roberto de Lima Barbosa Junior UFPB
  • Emanuelle Priscila de Almeida Peixoto UFPB

Palavras-chave:

Custeio ABC

Resumo

A utilização de um sistema de custeio, no Setor Público, pode possibilitar que os gestores apliquem de uma melhor maneira os recursos disponíveis. Ao permitir uma visão mais ampla do todo, este sistema vem servir de subsídio para uma melhor tomada de decisões. A problemática do presente estudo está em identificar: qual é o método de custeio mais adequado à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Bronzeado Sobrinho? Para responder o questionamento, o objetivo geral da pesquisa foi evidenciar qual método de custeio melhor se aplica à referida escola. A metodologia utilizada caracterizou-se como sendo um estudo de caso, aliado à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que o Custeio Variável, Custeio Absorção e o Custeio Baseado em Atividades (ABC) chegaram ao mesmo resultado no período. No entanto, dentre eles, o Custeio ABC foi o que apresentou melhores adequações dos custos, pois identifica o quanto cada atividade consome de recursos, o que pode ajudar ainda mais no processo decisório.

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Como Citar

Gonçalves, B. D. N., Cruz, V. L., de Morais, R. S., Meireles, J. M. da S., Junior, R. de L. B., & Peixoto, E. P. de A. Comparativo entre o custeio por absorção, custeio variável e o custeio abc em uma escola estadual. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3773

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público