A Influência do Valor da Marca no Grau de Intangibilidade e a Margem Bruta

Autores

  • Mariana Souza de Mello UFSC
  • Darci Schnorrenberger UFSC

Palavras-chave:

Margem bruta

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se as empresas que possuem o maior valor da marca também possuem os maiores grau de intangibilidade e margem bruta. Para isso, utilizou-se o ranking divulgado pela empresa de consultoria Interbrand, das 25 marcas brasileiras mais valiosas. Os relatórios utilizados compreendem os períodos de 2010 a 2013. Os dados extraídos para análise foram margem bruta, valor de mercado e patrimônio líquido, constantes no sistema Economática, das empresas que fazem parte da BM&F BOVESPA, totalizando 28 companhias. Para a análise do comportamento desses índices, foram selecionadas as dez primeiras empresas do ranking. Os resultados mostram que as empresas que apresentaram os maiores graus de intangibilidade foram as que tiveram os menores valores de mercado. Quanto à margem bruta, o mesmo comportamento foi observado, embora algumas empresas que apresentaram os maiores valores de mercado também obtiveram o valor desse índice acima da média.

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Como Citar

de Mello, M. S., & Schnorrenberger, D. A Influência do Valor da Marca no Grau de Intangibilidade e a Margem Bruta. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3807

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos