Análise da eficiência portuária em companhias docas com vínculo ao governo federal nos anos entre 2011 a 2013
Palavras-chave:
Autoridades PortuáriasResumo
O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a eficiência portuária das companhias docas com vínculo ao governo federal nos anos entre 2011 a 2013. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e conduzida por meio de um estudo documental com dados secundários. Sua população foi composta de 10 companhias docas que possuem vínculo ao governo federal, sendo que a amostra final contemplou quatro companhias docas, devido à disponibilidade dos dados, que foram: São Paulo (CODESP), Pará (CDP), Rio de Janeiro (CDRJ) e Espírito Santo (CODESA). As variáveis utilizadas na pesquisa foram: número de empregados, gastos com pessoal, gastos com amortização, outros gastos operacionais, razão entre os gastos com pessoal e gastos operacionais totais, razão entre os gastos com amortização e os gastos operacionais totais, razão entre os gastos operacionais totais e a carga movimentada, valor do ativo imobilizado, receita operacional líquida e carga movimentada Os resultados da pesquisa para o triênio investigado mostraram que os níveis de eficiência nas docas são dispersos. A CODESP teve melhores níveis de eficiência nas variáveis receita líquida por carga movimentada e volume de carga movimentada. A CODESA obteve melhor eficiência nas variáveis movimentação de carga por empregado e gastos de pessoal por carga movimentada e menor dependência de bens imobilizado por carga (IMOB). A CDRJ foi mais eficiente na variável gastos com amortização por carga.Downloads
Como Citar
Ritta, C. de O., Marassi, R. B., & Castelló, E. T. Análise da eficiência portuária em companhias docas com vínculo ao governo federal nos anos entre 2011 a 2013. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3811
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos