Gerenciamento do custo da qualidade em um restaurante universitário
Palavras-chave:
Ferramentas de gestãoResumo
Desde a segunda metade da década de 1970, os países ocidentais industrializados passaram a perceber uma nova forma de competição global, praticada principalmente pelos países orientais. Novas filosofias de gestão foram criadas e intensificadas, e durante os anos de 1980 as empresas despertaram para a nova realidade de tecnologias avançadas de produção. Entre as ferramentas de gestão está o Gerenciamento dos Custos da Qualidade (GCQ), que se propõe a dar maior rapidez aos resultados, motivando os participantes a fazerem produtos e serviços de boa qualidade imediatamente. O objetivo geral deste estudo consiste em determinar como o GCQ melhoraria os serviços oferecidos pelo Restaurante Universitário da UFRN. É um estudo de caso exploratório e descritivo, com metodologias tanto quantitativas como qualitativas. O estudo aborda temas relacionados à Administração Pública, a partir de suas normas reguladoras, como as Leis 4.320/1964 e 101/2000, e as NBCASP, e também assuntos relacionados aos custos no setor público e à qualidade. Os principais problemas encontrados foram o desperdício, tanto por parte dos consumidores, quanto pelo próprio restaurante, além da falta de avaliação contínua das necessidades dos usuários, de testes com o produto final, de gastos específicos com qualidade e com a conformidade do produto. Conclui-se que o GCQ, se aplicado na instituição, auxiliaria na redução do desperdício do alimento e na melhoria da qualidade final do serviço prestado, através de ações simples como a capacitação dos seus funcionários, pesquisas de opinião com usuários e gastos com a conformidade e qualidade do produto.Downloads
Como Citar
Carvalho, D. da R., De Freitas, L. C., & de Oliveira, R. M. A. Gerenciamento do custo da qualidade em um restaurante universitário. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3964
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público