Implantação de Sistema de Custos nos Conselhos de Fiscalização Profissional

Autores

  • José Orcélio Nascimento FECAP
  • LUIZ CARLOS SILVA FECAP
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei FURB /FECAP
  • José Carlos Melchior Arnosti FECAP
  • Leonardo Fabris Lugoboni FECAP - USP

Palavras-chave:

Cumprimento da Legislação

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a oportunidade e receptividade da implantação de um sistema de custos nos Conselhos de Fiscalização Profissional, atendendo assim a tendência atual da modernização da gestão e cumprimento da legislação no controle dos custos e gastos públicos. Utilização do sistema de apuração de custos como ferramenta de tomada de decisão, em razão da necessidade de ganho de eficiência nos gastos do setor público, visando a melhoria nos serviços ou bens produzidos e oferecidos à população. O estudo foi conduzido por pesquisa qualitativa com objetivo exploratório e os procedimentos utilizados foram a pesquisa documental e um questionário aplicado aos 10 maiores Conselhos de Fiscalização Profissional do Estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa demonstram que há uma consciência quase que unânime no segmento de gestores dos Conselhos pesquisados, sobre a necessidade de modernização, controle e planejamento na gestão daqueles órgãos, e que um sistema de custos seria ferramenta importante nesta melhoria. Fica explicito pelos resultados obtidos na pesquisa que a implantação de um sistema de custos, conceitualmente, seria ferramenta importante no controle e modernização dos serviços dos Conselhos de Fiscalização Profissional pesquisados, mas na prática, constatamos a pouca aderência na efetividade da implantação.

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Como Citar

Nascimento, J. O., SILVA, L. C., Zittei, M. V. M., Arnosti, J. C. M., & Lugoboni, L. F. Implantação de Sistema de Custos nos Conselhos de Fiscalização Profissional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/3967

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público