Avaliação de Habilidades e Competências em Custos no Exame de Suficiência

Autores

  • Oscar Lopes da Silva UFPR
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR
  • Marcela Caroline Sibim UFPR
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin UEM
  • Daiane Pias Machado FURG

Palavras-chave:

Habilidades Atitudinais

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi identificar as habilidades e competências presentes nas edições do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade da área temática de Contabilidade de Custos do período de 2012 a 2013. Diagnosticou-se, por meio de elementos críticos, se nas questões propostas no Exame de Suficiência avaliam Habilidades Conceituais, Procedimentais ou Atitudinais. Como base teórica utilizou-se a Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1974). O estudo classifica-se como descritivo; em relação ao problema a pesquisa é qualitativa. A população da pesquisa formou-se por quatro edições do Exame de Suficiência (2012 a 2013) compreendendo as questões da área temática de Contabilidade de Custos. Os resultados da pesquisa mostram que a vertente do Exame de Suficiência está mais associada ao que se deve saber; sendo mais avaliados nos saberes declarativos, ou seja, no desenvolvimento da memória, do raciocínio, o que conduz à construção do conhecimento. A análise dos acertos por habilidade permitiu concluir que na área de contabilidade de custos o aproveitamento foi regular para a Habilidade Conceitual e Habilidade Procedimental, sendo que a habilidade atitudinal não foi encontrada nessas edições do exame de suficiência.

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Como Citar

da Silva, O. L., Colauto, R. D., Sibim, M. C., Tonin, J. M. da F., & Machado, D. P. Avaliação de Habilidades e Competências em Custos no Exame de Suficiência. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4035

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos