Desempenho do professor de contabilidade: Perfil do professor ou qualidade da disciplina?

Autores

  • Sonia Raifur Kos UFPR
  • Celso da Rosa Filho UFPR
  • Delci Grapegia Dal Vesco Unioeste

Palavras-chave:

Qualidade da disciplina

Resumo

O ensino da Contabilidade no Brasil, em especial as disciplinas centradas nas normativas contábeis, vem passando por uma série de mudança em função da harmonização e convergência às normas internacionais, exigindo que os docentes busquem atualização constante. O reflexo na aprendizagem do aluno pode estar relacionado com características do professor (animado e confiável e didático) e/ou com o conteúdo da disciplina, ou com o conjunto dessas variáveis. O objetivo desse estudo foi identificar a influência do perfil do professor, da qualidade da disciplina de contabilidade no desempenho do professor. O estudo teve como fundamento teórico a pesquisa original de Seiler, Seiler e Chiang (1999) e Mendes-da-Silva et al. (2011) que objetivaram investigar a opinião de alunos sobre o desempenho e perfil docente. Por fim, os resultados destes estudos foram comparados visando detectar semelhanças e diferenças nos grupos investigados. Para tanto foi elaborada uma pesquisa survey com 139 alunos, matriculados em disciplinas específicas de contabilidade em uma IES pública. Por meio da Modelagem de Equações Estruturais, os resultados encontrados permitem concluir que os alunos consideram que o Desempenho do professor depende das características deste profissional e da qualidade da disciplina, pois foi detectada relação positiva entre os constructos “professor animado e confiável”, “professor didático”, “qualidade da disciplina” e “desempenho”.

Downloads

Como Citar

Kos, S. R., Filho, C. da R., & Dal Vesco, D. G. Desempenho do professor de contabilidade: Perfil do professor ou qualidade da disciplina?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4038

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos