O uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos

Autores

  • Andréia Cittadin UNESC
  • Angelina Palhano dos Santos UNESC
  • Milla Lucia Ferreira Guimarães UNESC
  • Dourival Giassi Unesc

Palavras-chave:

Contabilidade de custos

Resumo

As competências requeridas pelo mundo do trabalho em relação ao exercício da profissão de Contador, vão além da formação técnica voltada para o controle e registros dos eventos econômicos e financeiros das entidades. O atual cenário da Contabilidade exige que esses profissionais tenham competências suficientes para gerenciar os empreendimentos. Entretanto, as metodologias utilizadas no ensino superior em Ciências Contábeis, principalmente, aplicadas na disciplina Contabilidade de Custos, continuam centradas na figura do professor como sujeito preponderantemente ativo no processo de ensino- aprendizagem. Ao mesmo tempo que é preciso incluir metodologias que oportunizem desenvolver capacidade crítica, de análise, de reflexão, entre outras, sabe-se que esse processo de mudança é lento, pois demanda capacitação de docentes que, na maioria, não possuem dedicação exclusiva ao ensino, pois são profissionais da área, e poucos tem formação Stricto Sensu. Diante disso, o objetivo do artigo consiste em verificar, pela percepção docente, possíveis reflexos no processo de aprendizagem dos estudantes mediante o uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. A pesquisa classifica-se como descritiva, experimental e com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que na percepção docente a metodologia ativa empregada contribuiu positivamente para o processo ensino-aprendizagem, uma vez que os estudantes envolvidos nessa experiência mostraram maior interesse pela construção do conhecimento por meio da leitura, aplicação e discussão de conceitos ainda não vistos em sala de aula, o que fortalece a autonomia discente. Porém, o emprego de metodologias ativas merece cuidados para evitar sobrecarga de atividades aos professores e estudantes.

Downloads

Como Citar

Cittadin, A., dos Santos, A. P., Guimarães, M. L. F., & Giassi, D. O uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4042

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos