Perfil da disciplina de contabilidade de custos nas universidades brasileiras: uma análise nos cursos de graduação em Ciências Contábeis
Palavras-chave:
Universidades brasileirasResumo
O ensino da Contabilidade de Custos, cuja principal função é o auxílio ao controle e à tomada de decisões nas organizações, é o foco do presente estudo, que tem como objetivo identificar o perfil das disciplinas de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras, através da identificação e análise dos elementos que compõem os planos de ensino – conteúdos, referências, métodos de ensino e avaliativos empregados; bem como observar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos no estudo de Ferreira et al. (2011). Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e do tipo documental. Foram analisadas 18 universidades, entre as 50 primeiras classificadas pelo Ranking Universitário Folha 2014, e 24 planos de ensino. Os resultados evidenciam: (a) uniformidade entre os elementos que compõem os planos; (b) dentre os principais conteúdos destaca-se “Introdução à contabilidade de custos”; (c) o método de ensino mais citado foram as “Aulas expositivas”; (d) a forma avaliativa mais usual é a “Prova”; (e) o livro “Contabilidade de Custos” do autor Eliseu Martins foi o mais mencionado. Com base nos resultados obtidos, entende-se que há considerável uniformidade no perfil das disciplinas de contabilidade de custos na graduação em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras estudadas.Downloads
Como Citar
Sombra, A. M. M., Pessoa, M. N. M., Cabral, A. C. A., dos Santos, S. M., & da Silva, J. D. Perfil da disciplina de contabilidade de custos nas universidades brasileiras: uma análise nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4044
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos