Estratégias do agronegócio em um ambiente competitivo: os desafios para o produtor da agricultura familiar

Autores

  • Roberto Rivelino Martins Ribeiro UEM
  • Caroline Bertacini Coletta UEM
  • Kerla Mattiello UEM
  • Marguit Neumann Gonçalves UEM
  • Neuza Corte de Oliveira UEM

Palavras-chave:

Políticas públicas

Resumo

As diferentes formas de desenvolvimento da agricultura no Brasil levaram a formação de distintas formas da produção, fato que aliado à modernização produtiva, impõe novos papéis aos agricultores, seja na ampliação e intensificação das superfícies cultivadas, ou na necessidade de modificação das técnicas de produção tradicionais de baixa produtividade. Em decorrência disto, se verifica certas dificuldades que afetam a pequena produção agrícola, exigindo que produtores busquem estratégias que possibilitem a manutenção de suas unidades produtivas e melhorias na renda para os membros do núcleo familiar. É nesse contexto que o estudo busca responder: que estratégias são adotadas pelo produtor rural familiar para vencer os desafios em um ambiente competitivo? O caminho percorrido quanto aos objetivos foi de pesquisa descritiva, documental e levantamento, com abordagem quantitativa, na qual se buscou no ambiente de campo, informações sobre o processo produtivo, os custos e despesas referentes às culturas e produtos. O estudo apontou que as estratégias adotadas geraram resultados positivos, com o aproveitamento racional da área de plantio, inovações na produção de queijo, diversificação das atividades (soja, milho e viticultura) além do aproveitamento do maquinário e equipamentos com o arrendamento de terras no sistema de parcerias.

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Como Citar

Ribeiro, R. R. M., Coletta, C. B., Mattiello, K., Gonçalves, M. N., & de Oliveira, N. C. Estratégias do agronegócio em um ambiente competitivo: os desafios para o produtor da agricultura familiar. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4122

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor