Eficiência dos gastos em educação básica nos Estados Brasileiros a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA)
Palavras-chave:
eficiênciaResumo
A educação básica é um direito fundamental e essencial de todos os cidadãos. Definir o quanto deve ser investido na área da educação não é uma tarefa fácil, pois o governo deve administrar os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, para atender as necessidades coletivas e promover o bem comum, afetando assim diretamente o desenvolvimento social. A contabilidade pública é importante, pois auxilia no controle e planejamento da administração pública. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou medir a eficiência dos Estados brasileiros na utilização dos gastos públicos na área de educação. Para isso, aplicou-se o método da Análise Envoltória de Dados (DEA), relacionando os gastos no setor de educação dos Estados brasileiros com os seguintes indicadores: IDEB, taxa de aprovação, taxa de reprovação e taxa de abandono. Assim, esta pesquisa classifica-se como explicativa e descritiva aos objetivos e a análise é quantitativa quanto a sua abordagem. Os resultados demonstraram que apenas um Estado tem o Nível de Eficiência Máxima, três Estados possuem um Nível Médio de Eficiência e 23 Estados possuem um Grau de Eficiência baixo, representando cerca de 85,19% do Estados que possuem um baixo nível de eficiência na alocação do seus recursos na área da Educação no Ensino Fundamental, analisando o orçamento por aluno matriculado, os Índices de Educação Básica, Taxas de Aprovação, Reprovação e Abandono.Downloads
Como Citar
SCHERER, G., Besen, F. G., de Araújo, T. V., & Jr, V. S. Eficiência dos gastos em educação básica nos Estados Brasileiros a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4133
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público