Proposta de Modelo de Análise de Custos para Cursos de Graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas em IFES
Palavras-chave:
IFESResumo
Este artigo propõe um modelo de mensuração dos custos para cursos de graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas (ou outros que tenham uma estrutura de funcionamento semelhante). Desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como parâmetro a estrutura de custo de um curso de graduação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O modelo emprega concepção de custeio do método ABC utilizando o número de alunos matriculados por curso, unidade, campus e universidade como direcionadores de custos para realizar o rateio das despesas da instituição federal de ensino superior analisada (IFES) às unidades de custo: os cursos de graduação. Ainda prevê o detalhamento dos itens de despesa dos cursos, os critérios de rateio de cada item de despesa e as fontes de dados necessárias para aplicação. Constatou-se a importância de um sistema de informações de execução orçamentária e financeira com detalhamento suficiente para calcular custos por unidade. É esperado que o modelo oriente o custo anual total e o custo-aluno-ano dos cursos de graduação de uma IFES, uma vez que o conhecimento do valor do custo-aluno-ano por curso nas IFES é estratégico para a gestão financeira e para tomada de decisão sobre expansão da oferta de educação superior no período de 2014-2024 estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/2014). O custo-aluno no contexto do PNE qualifica o debate acerca do investimento em educação superior nas instituições públicas e privadas com os recursos públicos.Downloads
Como Citar
Cordeiro, J. F., & ALVES, T. Proposta de Modelo de Análise de Custos para Cursos de Graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas em IFES. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4147
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público