Análise da percepção dos docentes quanto aos métodos baseados em atividades

Autores

  • Márcio Provenzano Unisinos
  • Matiél Cherobini URI
  • Rafael Luis Pessin UNISINOS
  • Marcos Antonio de Souza UNISINOS
  • Débora Gomes Machado Unisinos - FURG

Palavras-chave:

Activity-Based Management (ABM)

Resumo

Os métodos baseados em atividades impactaram significativamente na contabilidade gerencial em resposta às modernas exigências do mundo dos negócios. Desde os primeiros trabalhos publicados sobre o tema, é observada crescente atenção de acadêmicos e gestores sobre suas vantagens e benefícios no gerenciamento de custos por meio de atividades. No entanto, uma análise mais cuidadosa da literatura desperta questionamentos relevantes sobre estes métodos. Como forma de oportunizar novas e revigoradas discussões sobre os principais tópicos controversos, este estudo buscou analisar a percepção dos docentes e pesquisadores brasileiros quanto aos métodos baseados em atividades. Para atingir este objetivo, foi realizada uma survey com docentes e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados demonstram que o ABC foi capaz de reduzir a subjetividade e arbitrariedade do método absorção, bem como melhorar as informações para a tomada de decisão. Por sua vez, o TDABC pode ser considerado uma evolução do método ABC tradicional, ao reduzir a complexidade do ABC e diminuir a necessidade de tempo e recursos relacionados à sua implementação e manutenção. No entanto, o mesmo não é capaz de explicar perfeitamente as atividades da empresa.

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Como Citar

Provenzano, M., Cherobini, M., Pessin, R. L., de Souza, M. A., & Machado, D. G. Análise da percepção dos docentes quanto aos métodos baseados em atividades. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4160

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões