Custos dos Serviços de Não-Auditoria (SNA) das maiores empresas brasileiras
Palavras-chave:
ServiçosResumo
O objetivo deste artigo é caracterizar os custos dos Serviços de Não-Auditoria – SNA das maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBOVESPA. Para a consecução deste trabalho foram utilizadas as informações divulgadas no Formulário de Referência – FR e no Relatório de Administração – RA relativas ao ano de 2010 das 100 maiores empresas classificadas por valor de mercado, apresentadas na Revista Exame. Para identificar os elementos que caracterizam os grupos de empresas com diferentes custos de SNA evidenciados se utilizou a análise de variância, avaliando-se a partir das variáveis ativo total, patrimônio líquido, resultado líquido e custos dos SAE. Os resultados encontrados demonstram que os SNA mais utilizados pelas empresas são os de auditoria de impostos (31%). Por outro lado, os serviços de auditoria SOX detém um custo expressivo, representando 16% do total de SNA, mas possuem uma baixa incidência, que pode ser justificada por uma preocupação recente com a governança corporativa. Quanto à evidenciação dos SNA, 50% dos custos divulgados pelas empresas compõem o grupo “outros serviços” e não são explicitados os tipos de serviços que fazem parte desse grupo. Além disso, foram encontradas incoerências de informações evidenciadas no FR e RA em 35% das empresas, incorrendo em contradições de prestações ou não de SNA e até mesmo nos custos destes serviços. Quanto às causas da variabilidade dos custos dos SNA, este estudo traz evidências de que os maiores custos dos SNA evidenciados pelas empresas da amostra estão naquelas em que os custos de SAE são maiores.Downloads
Como Citar
da Rosa, C. A., Guzzo, E. J., & Borba, J. A. Custos dos Serviços de Não-Auditoria (SNA) das maiores empresas brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/419
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos