ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM ESCOLA DE IDIOMAS

Autores

  • Rodney Wernke UNISUL
  • Lucas dos Santos Faccenda UNISUL
  • Ivone Junges UNISUL

Palavras-chave:

Escola de idiomas. Análise CVL. Estudo de caso.

Resumo

Relata estudo de caso sobre a aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro (CVL) em escola de idiomas. Buscou resposta para questão relacionada aos benefícios informativos proporcionados pela Análise CVL nesse tipo de estabelecimento e teve o objetivo de identificar as informações gerenciais que podem ser obtidas por meio dessa ferramenta nesse contexto empresarial. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e utilizou o procedimento de estudo de caso. No que tange aos resultados a pesquisa demonstrou que a utilização da Análise CVL permitiu aos administradores da entidade a obtenção de diversas informações de cunho gerencial que não dispunham até então. Ou seja, possibilitou conhecer a rentabilidade de cada turma individualmente; apurar quais turmas contribuíram mais para o resultado do período; determinar o ponto de equilíbrio das operações da escola e por turma (em valor monetário e em número de mensalidades); identificar a margem de segurança do negócio; elaborar uma demonstração do resultado em formato gerencial e mensurar a lucratividade mensal evidenciando a participação percentual de cada fator no resultado etc. Ao término da pesquisa concluiu-se pela aplicabilidade da Análise CVL nesse tipo de instituição de ensino sem maiores adaptações para adequação ao contexto visado.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Wernke, R., Faccenda, L. dos S., & Junges, I. (2017). ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO APLICADA EM ESCOLA DE IDIOMAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4287

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor