CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES E TEMPO (TDABC): UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Miriam Aparecida Silveira Mazzuco FURB
  • Pollyanna Gracy Wronski FURB
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto FURB

Palavras-chave:

Custos. Método de custeio. TDABC

Resumo

Ao longo do tempo a contabilidade de custos vem tentando adaptar-se às necessidades de mudanças das empresas e do mercado, estas mudanças também afetam as instituições de ensino superior (IES) principalmente as consideradas privadas. O método TDABC surge como uma alternativa simplificada do ABC, este considerado um sistema de custeio complexo e caro. Neste contexto o objetivo deste artigo é analisar a aplicabilidade do método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) em uma IES do sul do estado de Santa Catarina. A pesquisa classifica-se como empírica-descritiva, análise documental, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados apontam que o método aplica-se com muita eficiência à IES/SC analisada, levando a um gerenciamento apropriado dos custos e atividades da instituição, e ainda, quando comparado ao custeio por absorção, no qual os custos indiretos são rateados arbitrariamente, neste artefato fez-se um rateio dos custos baseado na percepção dos respondentes nas entrevistas sobre as horas despendidas para cada curso, o que o torna um método mais próximo da realidade.

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Publicado

2017-11-14

Como Citar

Mazzuco, M. A. S., Wronski, P. G., & Zonatto, V. C. da S. (2017). CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES E TEMPO (TDABC): UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4296

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor