ANÁLISE SISTÊMICA DE CUSTOS E PREÇO DE VENDA COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS DECISÕES: O CASO DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO PARANÁ

Autores

  • Paulo Henrique Rezende Silva SMG FACULDADE
  • Rafael Assunção da Silva Faculdade Alvorada

Palavras-chave:

Preço de venda, Análise de Custos, Decisões.

Resumo

O estudo teve como propósito analisar os custos e preço de venda de uma empresa de produtos alimentícios por meio de uma abordagem sistêmica. Para isso, a metodologia foi de natureza qualitativa, exploratória, e estudo de caso, e a coleta de dados por meio de pesquisa documental, observações e entrevistas informais. As análises envolveram elementos considerados essenciais para precificação: o fator custos, clientes e concorrentes, base para as comparações entre preço de venda praticado, calculado e de mercado, por meio da Teoria Sistêmica, mais especificamente pela utilização da Metodologia de Sistemas Flexíveis (SSM). Os resultados evidenciam que o preço médio praticado é de 7,17, considerado alto perante o de mercado (6,45), os calculados conforme a literatura (6,77 e 6,27), e na visão dos clientes (67,69%). A análise sistêmica permitiu analisar de modo interligado os agentes, bem como estabelecer relações causais, situações ideais, mudanças necessárias e por fim, aquilo que era viável à empresa, dentre os quais se destaca, por exemplo: rever a estrutura e classificação de custos, integrar de modo efetivo informações do mercado nas decisões de preço e custos, incluir nas análises de preço dados passados e estimados, e explorar mais a fundo ferramentas estratégicas como os Custos da Qualidade. Como conclusões destaca-se o incremento informacional para melhores decisões, possível mediante percepção da atuação de partes interligadas e influenciadoras, internas e externas, e à busca constante de disposição de informações de mercado, orçadas e estratégicas.

Downloads

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Silva, P. H. R., & da Silva, R. A. (2017). ANÁLISE SISTÊMICA DE CUSTOS E PREÇO DE VENDA COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS DECISÕES: O CASO DE UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO PARANÁ. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4342

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões