ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS NO BRASIL

Autores

  • Juliana Ventura Amaral USP
  • Reinaldo Guerreiro USP

Palavras-chave:

Preços. Prática. Brasil. Custos.

Resumo

São escassas as divulgações sobre como os preços são, na prática, estabelecidos no Brasil. Apenas 1 estudo sobre o tema tem visibilidade internacional e mais 19 trabalhos têm visibilidade nacional. Além disso, nenhuma das 20 pesquisas localizadas discute a definição dos preços no Brasil como um todo, pois todas são restritas a regiões específicas, formadas por amostras pequenas e voltadas, especialmente, à forma do processo. Nesse sentido, buscou-se apresentar neste artigo os resultados de uma pesquisa empírica atualizada e abrangente sobre o estabelecimento dos preços no Brasil. A partir de 380 respostas de empresas de variados portes das cinco regiões brasileiras, identificou-se que no Brasil os preços são definidos, principalmente, por gestores homens do departamento de vendas. Há, neste país, tanto empresas formadoras quanto tomadoras de preços, sendo que ambas usam mais intensamente informações de custos e têm a combinação “custos mais margem” como a forma predominante do processo. Apesar da dominância, a fórmula “custos mais margem” não configura necessariamente a essência da definição dos preços, pois a margem usualmente não é constante e pode viabilizar a incorporação de informações da concorrência e do valor.

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Publicado

2017-11-14

Como Citar

Amaral, J. V., & Guerreiro, R. (2017). ESTABELECIMENTO DOS PREÇOS NO BRASIL. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4354

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões