APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CUSTOS
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Ensino de Contabilidade de Custos. Estratégias de ensino. Avaliação.Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar as atividades de avaliação de uma disciplina introdutória de contabilidade de custos, ministrada e aprimorada ao longo de doze semestres letivos, no período de 2011 a 2016, em duas universidades federais do Rio Grande do Sul. Essa disciplina foi aprimorada considerando a Teoria Pedagógica relativa à Aprendizagem Significativa, de modo a implementar a construção de estratégias de ensino. Assim, espera-se evidenciar como a organização da disciplina, baseada na metodologia de aprendizagem significativa, influencia no aprendizado dos alunos. Para isso, foi identificado no plano de ensino os principais conteúdos, as metodologias de aprendizado mais utilizadas e os critérios de avaliação dos professores. Ademais, também se analisou, em profundidade, os trabalhos práticos desenvolvidos ao longo desses anos, o qual está fundamentado no conteúdo abordado com aplicação no contexto organizacional. Assim, estas avaliações foram objeto de estudo neste artigo, a fim de caracterizar a entrega dos alunos e evidenciar a percepção destes quanto aos conhecimentos adquiridos, além da experiência de aplicação dos conteúdos na prática. Essas investigações tomam importância para uma série de reflexões sobre o ensino contábil, a formação profissional e a necessidade de se desenvolver estratégias de ensino coerentes com as demandas de mercado.Downloads
Publicado
2017-11-14
Como Citar
Behr, A., de Souza, Ângela R. L., de Oliveira, C., Crestani, J. dos S., & Schiavi, G. (2017). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4390
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos