Análise da crise financeira global de 2008 em empresas estrangeiras sob a ótica do Índice de Especulação de Valor Agregado (IEVA)

Autores

  • José Roberto Kassai FEA/USP
  • Adriano Massuiti Lourenço Tomo FEA/USP
  • Yara Consuelo Cintra FGV/EBAPE

Palavras-chave:

IEVA-crise financeira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da crise financeira de 2008 sobre o nível de especulação das empresas estrangeiras de acordo a métrica denominada Índice de Especulação de Valor Agregado – IEVA (KASSAI, 2001), que estabelece a razão entre os valores do goodwill das empresas apurados com base no preço de suas ações e em função do fluxo de caixa descontado dos economic value added (EVA) futuros. Esta pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, adotou-se uma postura positivista e foram realizadas análises de conteúdo e interpretações em uma amostra formada por 1000 empresas estrangeiras (DAMODARAN, 2009), agrupadas em 39 setores econômicos, no período entre 2006 a 2008. Os resultados apurados evidenciaram significativa mudança no período abordado, indicando que durante a crise, além dos preços das ações, o nível de especulação de todos os setores sofreu redução e, curiosamente, em 2008 as expectativas do mercado foram piores do que o desempenho operacional, ou seja, mostrou que o preço das ações de todos os setores poderia estar subavaliado. Além disso, esta pesquisa concluiu que o IEVA é um indicador capaz de avaliar os efeitos de eventos do tipo crise financeira global e, complementando a pesquisa original (2001), acrescentaram-se análises setoriais, ampliando o conceito e utilidade desse indicador de múltiplo.

Downloads

Como Citar

Kassai, J. R., Tomo, A. M. L., & Cintra, Y. C. Análise da crise financeira global de 2008 em empresas estrangeiras sob a ótica do Índice de Especulação de Valor Agregado (IEVA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/442

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões