COM QUE PREÇO EU VOU? ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO UTILIZADAS POR EMPRESAS DE MARINGÁ - PR
Palavras-chave:
Precificação. Estratégia. Micro e Pequenas Empresas.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo descrever as estratégias de determinação de preços em micro, pequenas e médias empresas usuárias dos serviços contábeis oferecidos por um escritório de contabilidade situado na cidade de Maringá – PR. Foram analisadas micro, pequenas e médias empresas, nos diversos setores como: serviços, comércio, indústria, transportes e agropecuária. A metodologia utilizada foi a descritiva, de abordagem quantitativa, com estratégias bibliográficas e de levantamento, com informações coletadas no ambiente de campo. Com os resultados obtidos e analisados foi possível concluir que a maioria das empresas utiliza a combinação de vários fatores abordados pelas teorias: econômica, custos e de mercado para determinar a precificação. Ainda consegue-se observar que a teoria menos utilizada é a econômica, a qual relaciona a oferta e a demanda, enquanto a mais utilizada é a teoria de custos. Como resultados, foi observado que a maioria dos entrevistados utiliza a abordagem de custos para a precificação, dentre eles os custos de transformação, pleno e por absorção. Além disso, observou-se que a área que mais tem influência nas decisões do preço de venda é a administrativa, seguido pela diretoria. Portanto, apesar de muitas empresas optarem por formas mais simples de precificar seus produtos devido às mudanças constantes da economia, observou-se que muitas das empresas entrevistadas apresentam indícios que apontam a uma preocupação com a melhor precificação possível a ser adotada, vez que utilizam vários fatores combinados.Downloads
Publicado
2018-11-13
Como Citar
Henrique, L. S., Borges, I. M. T., & HENRIQUE, W. S. (2018). COM QUE PREÇO EU VOU? ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO UTILIZADAS POR EMPRESAS DE MARINGÁ - PR. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4522
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões