CUSTEIO ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Autores

  • Samara Aparecida Dutra Filla UNESPAR
  • Juliane Andressa Pavão UFPR
  • Iasmini Magnes Turci Borges UEM

Palavras-chave:

Custeio alvo. Gestão estratégica de Custos. Publicidade e propaganda.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo aplicar o custeio-alvo como suporte às decisões na principal atividade de uma empresa de Publicidade e Propaganda. Como foco da pesquisa, elegeu-se a atividade de maior retorno da empresa, um pacote de serviços que inclui a gestão das redes sociais Facebook e Instagram, a criação e personalização de fanpages, e anúncios patrocinados. Os procedimentos metodológicos consistem de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada por meio de uma pesquisa diagnóstica, tendo a coleta de dados realizada por meio de observações, questionário e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresentado auxilia o gestor, que por meio desta, pode ter maior facilidade para identificar os custos que influenciam o preço de venda de seus serviços, identificar as necessidades dos seus clientes podendo alterar os serviços de acordo com a sua procura, e com essas informações tomar a melhor decisão na prestação do serviço alcançando o preço de mercado sem diminuir sua margem de lucro. Pode-se concluir que o custo real do pacote em estudo está abaixo do custo meta, sem ser necessário realizar reduções no custo da empresa. As informações geradas por essa pesquisa auxilia a tomada de decisão, principalmente a respeito da formação do preço de seus serviços, podendo servir de base para fechamento de futuros contratos, e criação de novos pacotes.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Filla, S. A. D., Pavão, J. A., & Borges, I. M. T. (2018). CUSTEIO ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4523

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões