Variáveis de influência no IDEB do ensino fundamental dos municípios paulista em 2017
Palavras-chave:
IDEB, Ensino Fundamental, Influência no IDEBResumo
Na década de 2000 o INEP apresentou o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como indicador da qualidade da educação Básica. Desde então, o IDEB tem sido usado para avaliação da política pública como referência de qualidade de escolas e redes de ensino. Este artigo tem como objetivo identificar as variáveis que mais influenciaram o IDEB das redes do ensino fundamental gerido pelos municípios do estado de São Paulo no ano de 2017. A partir de trinta e três indicadores das redes educacionais e de condições econômicas dos municípios, citados pela literatura e disponibilizados por órgãos públicos, o estudo faz uso da regressão múltipla pelos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com o procedimento stepwise como método de análise. Os resultados apontam para a condição da educação fundamental existente na respectiva rede, avaliada pelo IDEB de 2015, a remuneração dos profissionais da educação, a distorção idade série dos alunos, a existência do conselho municipal de educação e a taxa de aprovação dos alunos nas redes como os indicadores das condições que mais influenciaram, com significância estatística, no IDEB de 2017. Esta combinação de variáveis tem o poder de explicar quase 70% da nota do IDEB das redes municipais em foco.Downloads
Como Citar
Crozatti, J. Variáveis de influência no IDEB do ensino fundamental dos municípios paulista em 2017. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4649
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público