Gestão estratégica de custos no mercado varejista de gasolina: um estudo de dois casos

Autores

  • Tatiane de Oliveira Marques UFSC
  • Charles Albino Schultz UFFS
  • Sérgio Murilo Petri UFSC

Palavras-chave:

Mercado varejista da gasolina

Resumo

Este estudo objetiva analisar como a gestão estratégica de custos na cadeia de valor da gasolina influencia a vantagem competitiva no mercado varejista da gasolina. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva que buscou delinear a relação entre as variáveis “gestão estratégica de custos”, “cadeia de valor” e “vantagem competitiva”, e os efeitos na unidade de observação, que é o mercado varejista de gasolina. Quanto aos meios, a pesquisa se utilizou de meta-pesquisa e estudo de múltiplos casos. Encontrou-se relação entre as variáveis de modo que a estratégia de liderança no custo se apresentou de grande importância para a implementação das demais estratégias vinculadas à cadeia de valor e que proporcionam a atual situação de vantagem competitiva do posto Alfa. Como contribuição este estudo possibilita confirmar que a presença de postos de grande porte bandeirados e de grande porte sem bandeira que detenham a liderança de custo e diferenciação em um mercado local, inviabiliza a entrada de novos concorrentes de pequeno porte no mercado. A diferenciação e a marca parecem justificar a sobrevivência de postos com preços de vendas superiores em um mercado que possui concorrentes com preços constantemente menores. Além disso, concluiu-se que o posto bandeirado por si só não tem capacidade de reagir a uma eventual concorrência predatória.

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Como Citar

Marques, T. de O., Schultz, C. A., & Petri, S. M. Gestão estratégica de custos no mercado varejista de gasolina: um estudo de dois casos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/465

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões