Indicadores de custos versus indicadores de corpo funcional e de satisfação dos candidatos nas instituições de ensino superior portuguesas

Autores

  • João Carvalho UM/IPCA
  • Fátima de Souza Freire UnB
  • Luiz Medeiros de Araújo Neto unb
  • Vicente Lima Crisóstomo UFC

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior Portuguesas

Resumo

Desde 1994 todas as instituições de ensino superior portuguesas, universitárias e politécnicas públicas ou não públicas, passaram a ser avaliadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizado, da transparência e do desenvolvimento sócio-econômico. Tendo em conta o sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior, em 2007 o Governo instituiu a Agência de Avaliação e Acreditação para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior, estruturando um sistema, por meio de um regime jurídico de avaliação. Por outro lado, nos últímos anos têm sido gerados e divulgados pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES), nomeadamente através da sua unidade orgânica “Direcção de Serviços de Suporte à Rede do Ensino Superior (DSSRES)” indicadores de custos e um conjunto de informação estatística sobre o pessoal docente e não docente, bem como indicadores de satisfação dos candidatos, permitindo que os diversos atores educacionais reflitam sobre os resultados apurados. Analisa-se a possível relação entre os custos, indicadores funcionais e indicadores de procura das Instituições de Ensino Superior de Portugal. O estudo tomou informações de 33 Instituições de Ensino Superior público (de um total de 35 existentes) universidades e institutos portugueses, referente ao período de 2009 e 2010, encontrado nos relatórios da DGES de 2010 e 2011. Os resultados apontam que alguns indicadores de custos e de corpo funcional parecem ser capazes de influenciar a demanda de candidatos às IES, por exemplo, o indicador funcionário em termos equivalentes a tempo integral – docentes tem efeito positivo sobre as vagas por instituição e os indicadores de custos de funcionários em termos equivalentes a tempo integral docente e não docentes têm efeito positivo sobre a variável Preferência por instituição de ensino superior.

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Como Citar

Carvalho, J., Freire, F. de S., Neto, L. M. de A., & Crisóstomo, V. L. Indicadores de custos versus indicadores de corpo funcional e de satisfação dos candidatos nas instituições de ensino superior portuguesas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/469

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões