O que mudou com a Pandemia da COVID-19? Análise do Custo Corrente por Aluno nas Universidades Federais Brasileiras

Autores

  • Crislaine de Fátima Gonçalves de Miranda UFPR
  • Josele Nunes Ferreira UFPR
  • Nayane Thais Krespi UFPR
  • Blênio Cezar Severo Peixe UFPR

Palavras-chave:

Gestão de Custos, Custo Corrente por Aluno, Universidades Federais, Teorema Central do Limite, Pandemia da COVID-19

Resumo

Este estudo analisa as mudanças no custo corrente por aluno nas Universidades Federais Brasileiras no período antes e durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Face as diversas medidas sociais e econômicas que foram adotadas pelos governos para amenizar o contágio do novo vírus. Sendo uma dessas a suspensão do ensino presencial e a adesão da modalidade remota nas instituições de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, documental e quantitativa. Para isso, foi coletado dos Relatórios de Gestão de Contas Anuais por meio de pedidos de acesso à informação o indicador de Custo Corrente por Aluno Equivalente de 55 Universidades Federais, nos anos de 2019 e 2020. Esse índice faz parte do rol de indicadores de gestão, exigido desde 2002, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o qual tem a finalidade de medir a eficiência, relacionando todas as despesas correntes das unidades gestoras com o número de alunos equivalentes da instituição. Utilizando os pressupostos do Teorema Central do Limite (TCL) foi possível verificar por meio do teste paramétrico t de Student que as médias dos indicadores não obtiveram mudanças estatisticamente significativas. No entanto, constatou-se que do ponto de vista individual das Universidades Federais, a pandemia impactou nos resultados do custo corrente por aluno, seja no aumento do número de alunos, devido ao atraso do ano letivo, ou pela diminuição devido à grande evasão observada, ou ainda pelo aumento de despesas devido investimento maciço em tecnologia da informação e comunicação nesse período pandêmico.

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Como Citar

de Fátima Gonçalves de Miranda, C., Nunes Ferreira, J., Thais Krespi, N., & Cezar Severo Peixe, B. (2021). O que mudou com a Pandemia da COVID-19? Análise do Custo Corrente por Aluno nas Universidades Federais Brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4892

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público