Custos no setor hoteleiro: uma revisão sistemática de literatura com base nas publicações do Congresso Brasileiro de Custos (1994-2021)

Autores

  • Letícia Darsie Werner UNISINOS
  • Ivanessa Johanna Neitzke UNISINOS

Palavras-chave:

Hotelaria. Custos. Revisão Sistemática de Literatura. Congresso Brasileiro de Custos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as publicações científicas sobre custos no setor hoteleiro apresentadas ao longo de todas as edições do Congresso Brasileiro de Custos (CBC). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura entre o período de 1994 até 2021. Identificou-se 4.663 artigos no Anais do CBC, porém apenas 44 abordavam a temática deste estudo, sendo essa a amostra submetida às análises. Avaliou-se a distribuição dos artigos por período; a produtividade dos autores; suas contribuições para com a temática; as instituições às quais os autores estão vinculados; quais foram os artigos publicados com maior relevância; as palavras-chave que apareceram com maior frequência; e a classificação dos artigos por área temática. Por fim, com vistas a identificar o que os pesquisadores têm estudado nos últimos anos, realizou-se um corte temporal, submetendo a nova análise os artigos publicados entre 2012 e 2021. Dessa amostra, foram levantadas informações como objetivo, localidade dos hotéis onde as pesquisas foram realizadas, metodologia utilizada nestes estudos e os principais resultados encontrados pelos pesquisadores. Os achados desta revisão sistemática de literatura indicam pouca representatividade do tema proposto, dispersão de publicações e falta de continuidade das pesquisas. A área temática com maior número de publicações evidencia a busca dos pesquisadores por soluções para controlar os custos e apoiar o processo decisório no setor hoteleiro. Além disso, os estudos publicados nos últimos dez anos possuem diferentes enfoques, solidificando a ideia de que o tema não está consolidado.

Downloads

Como Citar

Darsie Werner, L., & Johanna Neitzke, I. (2022). Custos no setor hoteleiro: uma revisão sistemática de literatura com base nas publicações do Congresso Brasileiro de Custos (1994-2021). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4933

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões