Mensuração dos Desperdícios na Fabricação de Embalagens de Pizza em uma Indústria de Embalagens de Papelão Ondulado e Papel Cartão.

Autores

  • Carlos Arthur Medeiros Oliveira UFPB

Palavras-chave:

Desperdícios, sistemas de produção, gestão.

Resumo

Em 2020 a indústria brasileira de embalagens gerou 34.208 postos de trabalho e faturou R$17,42 bi, crescendo quatro anos consecutivos, o que acaba acirrando a concorrência e fazendo com que aumentem os riscos de perda de mercado. No que diz respeito aos desperdícios de produção, estes elevam os custos de produção e prejudicam a margem de lucro da empresa. Neste sentido, este artigo, possibilita entender o comportamento dos desperdícios na produção de uma linha específica de produtos em uma fábrica de embalagens, objetivando mensurar os desperdícios relacionados à movimentação desnecessária na fabricação de embalagens para pizza em uma indústria de embalagens de papelão ondulado e papel cartão. Nesse sentido foi necessário identificar o sistema de produção empregado pela empresa na produção de caixas de pizza relacionado ao funcionamento do PCP, identificar os desperdícios ligados à movimentação desnecessária que ocorrem durante os processos produtivos de caixas de pizza, com auxílio da literatura relacionada à Produção Enxuta, realizar a cronoanálise de atividades e a análise dos dados. Foi feito um estudo de caso exploratório, com abordagens qualitativa e quantitativa. O resultado demonstrou que a falta de um método bem estruturado e de uma melhor divisão das atividades afetam negativamente a execução das mesmas de maneira significativa, podendo elevar o tempo de processamento em até 12,07%.

Downloads

Como Citar

Arthur Medeiros Oliveira, C. (2022). Mensuração dos Desperdícios na Fabricação de Embalagens de Pizza em uma Indústria de Embalagens de Papelão Ondulado e Papel Cartão. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/4961

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor