A INFLUÊNCIA DO GRAU DE EFICIÊNCIA ORCAMENTÁRIA EM RELAÇÃO AO ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL (IFDM): UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Autores

  • Daliany Marques Bezerra UFERSA
  • Antonio Erivando Xavier Junior UFERSA
  • Alvaro FABIANO PEREIRA MACEDO UFERSA
  • Alexsandro Gonçalves da Silva Prado UFERSA
  • Kerginaldo Nogueira de Medeiros UFERSA

Palavras-chave:

Eficiência orçamentaria, índice FIRJAN, desenvolvimento municipal.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a influência do grau de eficiência orçamentária em relação ao índice FIRJAN de desenvolvimento municipal. Para isso foi definido como amostra os 167 municípios do Estado do Rio Grade do Norte, porém excluem-se 21 da devido há estes não transmitirem suas informações orçamentárias ao FINBRA. A variável dependente foi definida como o índice FIRJAN de desenvolvimento municipal – IFDM que analisa o desenvolvimento do município através de três perceptivas, emprego e renda, saúde e educação. Esta pesquisa utilizará o IFDM consolidado, que consiste na média aritmética das três áreas. Como variável independente tem-se o grau de eficiência orçamentaria - GEO, que se divide em duas, o GEO 1 e o GEO 2 utilizados para medir a eficiência orçamentaria a partir da execução do orçamento das prefeituras, e a população dos municípios. Após a coleta, foram realizados dois testes, e os dados foram analisados através de uma regressão linear múltipla com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. Os resultados apontam que no primeiro teste as variáveis independentes não possuem significância para o IFDM, dessa forma não tem poder para explicar o grau do IFDM dos municípios, pois o índice utiliza outros parâmetros que independem da execução do orçamento das prefeituras. Já no segundo teste ao aumentar o tamanho da amostra o GEO 2 atingiu significância sobre o índice, possuindo poder de explicação sobre o mesmo. Os resultados ainda apontam que a população também possui significância sobre o IFDM e tem relação positiva.

Downloads

Como Citar

Marques Bezerra, D., Erivando Xavier Junior, A., FABIANO PEREIRA MACEDO, A., Gonçalves da Silva Prado, A., & Nogueira de Medeiros, K. (2022). A INFLUÊNCIA DO GRAU DE EFICIÊNCIA ORCAMENTÁRIA EM RELAÇÃO AO ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL (IFDM): UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5000

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos