Desafios e limitações na implantação do sistema de custos na Prefeitura Municipal de Fortaleza
Palavras-chave:
Gestão de custos, Custos no setor público, Sistema de custos.Resumo
A temática da gestão de custos no setor público é fundamental para a melhoria da qualidade do gasto e eficácia na gestão pública. A adoção de Sistema de Informação de Custos (SIC) por parte da administração pública faz-se impositiva pela legislação brasileira, destacando-se a Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBC TSP nº 34, de 18 de novembro de 2021. Diante disso, este artigo tem como objetivo investigar os desafios e limitações encontrados na implantação do sistema de custos na administração pública de Fortaleza, em um projeto piloto específico. Para o alcance do objetivo da pesquisa descritiva, o estudo de caso único, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da aplicação de um questionário aos gestores e técnicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) que participaram do processo de implantação do projeto. Os resultados indicam que a integração e customização dos sistemas e os aspectos relativos às estruturas organizacionais dos órgãos são os principais desafios da prefeitura. Quanto às principais limitações na implantação do sistema de custos, foram mencionadas as relativas ao escopo e à equipe do projeto. Os achados da pesquisa contribuem com a ampliação das discussões que envolvem à temática Sistemas de controle gerencial e custos no âmbito do setor público ao fornecer evidências empíricas que auxiliem na tomada de decisão de gestores públicos.Downloads
Como Citar
Ferreira da Silva, A., Barroso Steindorfer, I., Geovanildo Nobre, J., Holanda Farias de Araripe Bringel, J., & Carvalho de Vasconcelos, A. (2022). Desafios e limitações na implantação do sistema de custos na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5002
Edição
Seção
Sistemas de controle gerencial e custos