Comportamento dos custos de Universidades Federais Brasileiras em relação aos Técnicos-Administrativos em Educação

Autores

  • Shaiane Pisa Kistner UFSC
  • Helen Maria da Silva Gomes UFSC
  • Altair Borgert UFSC

Palavras-chave:

Técnicos-Administrativos em Educação, Universidades Federais Brasileiras, custos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar como se comporta o custo médio por aluno, representado pelas despesas com pessoal, encargos e benefícios sociais, em relação às mudanças no número de Técnicos-Administrativos em Educação (TAE). A amostra é composta por 68 Universidades Federais Brasileiras ativas em 2019 com dados disponíveis, das quais foram utilizados 1.119 dados válidos entre 2000 e 2019. A técnica aplicada consistiu em análise estatística quantitativa, e foram apuradas métricas para os dados com a finalidade de controlar a variação do tamanho das universidades e permitir a análise em conjunto. Além disso, foram analisadas informações acerca dos docentes para comparar ao comportamento do número de técnicos-administrativos das instituições e servir como variável de controle. Como resultados pode-se inferir que proporções de TAE por funcionários e TAE e docentes por total de alunos foram maiores em 2000, cujo comportamento também foi observado pelo custo médio por aluno (CMA). Ainda, a média de CMA reduz a partir de 2007, conforme ocorre com a proporção de TAE e docentes quanto ao total de aluno, e TAE quanto ao total de funcionários. Conclui-se que o comportamento dos custos das universidades acompanha a mesma tendência de variáveis relacionadas aos Técnicos-Administrativos em Educação.

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Como Citar

Pisa Kistner, S., Maria da Silva Gomes, H., & Borgert, A. (2023). Comportamento dos custos de Universidades Federais Brasileiras em relação aos Técnicos-Administrativos em Educação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5098

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos