O custo da fraude: uma análise de um eCommerce brasileiro
Palavras-chave:
Cartão não presenteResumo
A internet tornou se um espaço fértil para ações fraudulentas especialmente aquelas realizadas através de compras com cartão não presente, gerando custos adicionais para as empresas de comércio eletrônico e, por consequência, impactando seus resultados. Este artigo objetivou mensurar o impacto dos custos da fraude de cartão não presente em uma empresa de comércio eletrônico no Brasil. A metodologia aplica tem caráter exploratório, explicativo e descritivo no qual foi realizado um estudo de caso de um eCommerce brasileiro, cuja amostra baseou se em todos os pedidos da empresa entre os anos de 2010 e 2012. As transações foram classificadas, e os custos de cada uma delas calculadas com o intuito de relativizar o tamanho da operação da empresa e possibilitar mensurar o impacto do custo total da fraude, através da comparação do somatório destes custos com o faturamento da Organização. A pesquisa revela que no período de 2010 a 2012 os somatórios dos custos atribuídos à fraude representaram 0,86% do faturamento da Empresa. Dessa maneira, mesmo com o aumento do faturamento, a empresa reduziu os indicadores de fraude, e os custos associados a ela. Como estudos futuros, sugere-se a replicação dessa metodologia em outras empresas de comércio eletrônico que atuam com o mesmo mix de produto ou, até mesmo, empresas que comercializam produtos diferentes. Outro ponto a ser explorado é a expansão do período analisado, visto que nesse trabalho havia disponibilidade de informação somente para três anos.Downloads
Como Citar
Alves, L. de C., Gonçalves, F. V., & Moizinho, L. C. S. O custo da fraude: uma análise de um eCommerce brasileiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/51
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões