Características do relacionamento interorganizacional em empresas de TIC

Autores

  • Eliane Cortes Braga UFRRJ
  • Antônio André Cunha Callado UFRPE

Palavras-chave:

Gestão de custos interorganizacionais, Relacionamento interfirmas, Empresas de serviços de TIC.

Resumo

A gestão de custos interorganizacionais (GCI) refere-se a um método para aumentar a lucratividade, gerenciando e reduzindo custos por meio da coordenação e cooperação entre organizações. No entanto, para que a GCI seja eficaz é necessário o estabelecimento de relações marcadas pelos seguintes atributos: interdependência, estabilidade, cooperação, confiança e benefícios mútuos. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar quais características do relacionamento interorganizacional estão presentes nas relações entre as empresas de TIC investigadas e seus parceiros de negócios. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontaram para a existência de elevados níveis de interdependência, estabilidade, cooperação, confiança e benefícios mútuos. Os achados sugerem que as atividades colaborativas são favorecidas pela presença de níveis elevados das características do relacionamento interfirmas.

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Como Citar

Cortes Braga, E., & André Cunha Callado, A. (2023). Características do relacionamento interorganizacional em empresas de TIC. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5103