Financiamiento de la educación superior. Estudio comparativo entre países.

Autores

  • Maria Silene Alexandre Leite UFPB
  • Daniel Sánchez Toledano UMA

Resumo

A relação entre financiamento educacional e desenvolvimento econômico entre países serve como um exemplo internacional da importância da criação de políticas educacionais em todo o mundo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar os distintos modelos de financiamento do ensino superior no contexto brasileiro e espanhol. Para atingir esse propósito, foi conduzida uma revisão de literatura, tendo como fontes de referência as renomadas bases de dados Scopus e Web of Science. Utilizando uma abordagem qualitativa, a fim de identificar e categorizar as diversas modalidades de financiamento adotadas em países ao redor do mundo. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de financiamento específicos implementados no Brasil e na Espanha. Por meio dos resultados obtidos foi possível notar que o financiamento do ensino superior no Brasil e na Espanha diferem significativamente devido às características de seus sistemas educacionais e aos contextos econômicos. O Brasil oferece ensino superior gratuito em universidades públicas e programas de bolsas e empréstimos, enquanto a Espanha tem um sistema descentralizado com ensino público gratuito e taxas variáveis em diferentes regiões. Além disso, ambos os países se assemelham no sentido de tornar a educação superior acessível por meio de apoio financeiro.

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Publicado

2023-11-12

Como Citar

Leite, M. S. A., & Toledano, D. S. (2023). Financiamiento de la educación superior. Estudio comparativo entre países. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5138

Edição

Seção

Grupos temáticos do Instituto Internacional de Custos