Estratégia de Formação de Preço: estudo em uma empresa do ramo de decoração
Palavras-chave:
Formação de preço. Estratégia. Empresa de Serviço. Decoração.Resumo
O clima econômico atual e a concorrência intensa perpassam pela expectativa de que os gestores empresariais empreguem ferramentas que os auxiliem a permanecer no mercado e se tornem mais competitivos. Isso implica em uma atenção cuidadosa aos custos dos produtos e à estrutura dos preços de venda. Diante desse panorama, as organizações precisam desenvolver estratégias eficazes de formação de preço. Diante disso, este artigo tem como objetivo investigar as estratégias de formação de preço utilizadas por uma empresa no ramo de decorações sediada em um município mineiro. Para o alcance do objetivo da pesquisa exploratória, o estudo de campo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado ao gestor e ao consultor financeiro da empresa. Os resultados indicam que o elemento mais relevante na definição do preço são os custos somados a um markup e que o lucro é a finalidade na precificação para a empresa. Quanto à tomada de decisão sobre os preços, observou-se que geralmente liderada pelo gestor da empresa, com suporte de consultor financeiro. Este estudo pode servir de instrumento aos gestores de empresas de decoração para discussão sobre especificidades relacionadas à formação do preço e mecanismo para manter a competividade, podendo contribuir também para novos trabalhos científicos direcionados a investigar indicadores gerenciais e aspectos da gestão estratégica de custos.Downloads
Como Citar
Mendes Ferreira, E., Cristina Francisco de Almeida Fehr, L., Luiz Lara, F., & Lemos Duarte, S. (2024). Estratégia de Formação de Preço: estudo em uma empresa do ramo de decoração. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5159
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões