Mensuração dos Custos da Administração Local de Obras segundo o ABC/M: Estudo de Caso da Reforma de uma Unidade Básica de Saúde.

Autores

  • Carlos Simão Struckas Filho FATEC

Palavras-chave:

Gestão de custos, Gestão Baseada em Atividades, Administração Local de Obras.

Resumo

Realiza-se neste trabalho a mensuração do custo da Administração Local de Obra (ALO) pela metodologia de Gestão de Custos Baseada em Atividades, sendo utilizados como base de referência o estudo de caso da obra de reforma de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) situada no Município de Araraquara/SP. Do estudo de caso se identificou que as atividades desenvolvidas pela ALO em uma obra de reforma de UBS estariam ligadas a Coordenação de Equipes, sendo identificado como direcionador de custo a “Hora de coordenação de oficial”, e a Guarda e Controle da obra, sendo identificado como direcionador de custo o “Número de postos”, sendo que estas atividades responderiam por 2,69% e 2,58% do custo total da obra, respectivamente.

Downloads

Como Citar

Simão Struckas Filho, C. (2024). Mensuração dos Custos da Administração Local de Obras segundo o ABC/M: Estudo de Caso da Reforma de uma Unidade Básica de Saúde. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5190

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público