Análise das associações entre os aspectos conceituais do target costing e as características das relações interorganizacionais

Autores

  • Eliane Cortes Braga UFRRJ
  • Antônio André Cunha Callado UFRPE

Palavras-chave:

Target costing. Gestão de custos interorganizacionais. Relacionamento entre empresas.

Resumo

A implementação do target costing está crescendo em todo o mundo devido ao aumento da competitividade. Além disso, o acirramento da competição fez com que as empresas assumissem um foco externo a fim de maximizar sua vantagem competitiva, cujo contexto favoreceu o surgimento da gestão de custos interorganizacionais (GCI), que é decorrente da relação comercial entre duas ou mais empresas. O target costing é o principal mecanismo da GCI. Dessa forma, esta pesquisa teve por objetivo analisar as associações entre os aspectos conceituais do target costing e as características referentes ao relacionamento entre empresas. O setor escolhido para aplicação deste estudo foi o setor de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) devido a sua importância para a economia brasileira. Foi realizada uma survey, com o uso de um questionário online padronizado e estruturado, com as empresas associadas à ASSESPRO (Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação). Na análise dos dados foi utilizado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Os resultados encontrados evidenciam que os aspectos conceituais, principalmente os princípios e elementos, favorecem a presença de alguns aspectos das características interorganizacionais nas empresas investigadas.

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Como Citar

Cortes Braga, E., & André Cunha Callado, A. (2024). Análise das associações entre os aspectos conceituais do target costing e as características das relações interorganizacionais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5200

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos