Controle Gerencial, Aprendizagem e Desempenho Organizacional: O Papel da Liderança

Autores

  • Vitor Correa Silva UFES
  • Nicolle Ferreira Mizzetti UFES
  • Ântoni Izoton Bráz UFES
  • Marília do Carmo Silva Lorenzetti UFES
  • Carlos Roberto Vallim UFES

Palavras-chave:

Controle Gerencial. Controles Cibernéticos. Liderança Empoderadora. Aprendizagem Organizacional. Visão Baseada em Recursos.

Resumo

Objetivou-se identificar como a liderança empoderadora influencia os controles gerenciais do tipo cibernéticos, a aprendizagem e o desempenho organizacional. Metodologicamente, fez-se um levantamento de campo (survey) junto a 100 (cem) profissionais de diferentes empresas contactados a partir da plataforma Linkedln. A técnica de modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais foi utilizada para a análise dos dados. A teoria da visão baseada em recursos (VBR) foi utilizada para a construção do modelo teórico estrutural proposto. Os resultados indicaram que a liderança empoderadora influencia positivamente tanto na utilização dos controles gerenciais do tipo cibernéticos (orçamento e medidas de desempenho), como no nível de aprendizagem organizacional. Ademais, os controles cibernéticos também influenciam positivamente a aprendizagem organizacional. Por fim, identificou-se que a aprendizagem organizacional influencia positivamente o desempenho organizacional. Portanto, os resultados foram coerentes com o expectado pelas hipóteses da pesquisa e possuem implicações teóricas, metodológicas e práticas que contribuem para a academia e para a prática gerencial.

Downloads

Como Citar

Correa Silva, V., Ferreira Mizzetti, N., Izoton Bráz, Ântoni, do Carmo Silva Lorenzetti, M., & Roberto Vallim, C. (2024). Controle Gerencial, Aprendizagem e Desempenho Organizacional: O Papel da Liderança. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5218

Edição

Seção

Sistemas de controle gerencial e custos